quarta-feira, 15 de março de 2017

COMO PROCEDER INCENTIVOS ORGANIZACIONAIS?

REFLEXÃO SOBRE O SIGNIFICADO REAL E REPRESENTATIVO DOS INCENTIVOS EM ORGANIZAÇÕES INTELIGENTES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA. “EM LIVRE-DOCÊNCIA” DO MAJOR DE INF SILVA ANLI, ISEDEF ANO 2017 Caros colegas do ISEDEF, Académicos, Inteletuais e Similares, algumas noções de estudos sociológicos de troca social inteligente, têm marcante influência sobre como são interpretadas as relações entre empregados/funcionários e a organização, destacando-se o papel exercido pela norma de reciprocidade organizacional em Administração Pública em geral. Assim, nas discussões anteriores, em especial na minha dissertação do IESM-2013/2014, já tínhamos mencionado como as abelhas, as formigas e as teorias de infra e superstrutura, condicionam o alcance dos objetivos racionais, aliado à uma inteligência coletiva, (IC). Tudo isto, resume-se em relações eminentemente sociológicas inteligentes. Caros colegas, este debate foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a compreensão psicossocial de três conceitos fundamentais, a designar: 1. Perceção de Suporte Organizacional Inteligente- (PSOI), (Nova, 2000); 2.Perceção de Reciprocidade Organizacional Inteligente –( PROI), (Luz,2005); e 3.Comprometimento Normativo Organizacional Inteligente-(CNOI), (Mosqueira, 2002). Neste caso, caros colegas, foram apresentadas hipóteses sobre sua integração a um esquema mental de reciprocidade e sua influência sobre dois critérios afetivos a nomear: 1. Satisfação no Trabalho Organizacional Inteligente- (STOI), (Stoner, 1999), e 2. Comprometimento Organizacional Afetivo Inteligente-COAI), (Tavares, 2002). Todos estes aspetos são aplicáveis no exercício das funções da Administração Pública ou Privada, em especial nas FADM. Alguns resultados de certos estudos profissionalizados em comportamento organizacional, atestaram a pertinência de se considerar os três conceitos acima propostos, como integrantes do esquema mental de reciprocidade racional, bem como evidenciaram a capacidade deste esquema explicar proporções significativas da variância de dois critérios afetivos, conforme Nova, (2002:213), a saber: Perceção de Suporte Organizacional Inteligente- (PSOI), revelou-se o componente cognitivo com maior poder de influência sobre Satisfação no Trabalho Organizacional Inteligente- (STOI), e Comprometimento Afetivo Organizacional Inteligente - (CAOI), (Siqueira et al, 2007:274). Estes exemplos, podem nos lembrar do conceito de (IC) -Inteligência Coletiva, como padrão de comportamento organizacional das abelhas, formigas e colegas similares, veja em detalhe no www.dr-anly.blogspot.com. Vejamos caros colegas, sobre as normas sociais, no dizer de Becker, (1956); Homans, (1958); Malinoviski, (1922), são princípios ideais de obrigatoriedade no convívio social, entendidas também como regras compartilhadas por um grupo para delimitar o comportamento de seus membros integrantes, Gibbs, (1989), e que correspondem a padrões culturais universais, tendendo a se concretizar e a ser transmitidas por ações regulares e previsíveis, ( Nova, 2000). Têm marcantes influências sobre os estudos organizacionais, concepções sobre a vida social que permitem analisar relações de troca entre indivíduo e organização,( Gundlach, Achrol, & Mentzer, 1995);( Konovsky & Pugh, 1994); (Wayne, Shore, & Liden, 1997). Dentre elas, destacam-se as peculiaridades da troca social formuladas por Blau, (1964) e a norma de reciprocidade defendida por Gouldner, (1960). Caros colegas, no campo de estudos do comportamento micro-organizacional, focalizando- se o indivíduo como unidade de análise, encontram-se diferentes conceitos psicossociais sustentados por estas amplas concepções: percepção de suporte organizacional inteligente, (Eisenberger, Huntington, Hutchison, & Sowa, 1986), comprometimento organizacional normativo inteligente, (Weiner, 1982), e perceção de reciprocidade organizacional inteligente, (Siqueira, 1995). Segundo Blau, (1964:354), as interações de troca entre duas partes podem assumir uma dimensão económica ou social. A troca económica em comportamento organizacional, é realizada com base em um contrato em que se estipula exatamente o que será trocado entre as partes, (….??)! A troca social por seu turno, envolve oferta de “favores que criam futuras obrigações não especificadas, sendo a natureza da retribuição deixada a cargo daquele que deverá retribuir” (Blau,1964: 355-359). Troca social estaria assentada na confiança mútua, em obrigações não especificadas gerando, entre os envolvidos, “sentimentos de obrigação pessoal, gratidão e confiança”(Blau, 1964). Caros colegas, supõe-se que o conhecimento humano sobre troca social esteja cognitivamente estruturado através da interdependência de vários esquemas mentais matriciais específicos. Numa visão cognitivista inteligente, o conhecimento pode ser representado mentalmente através de esquemas de ação, quando “abrange uma série de conceitos inter-relacionados em uma organização significativa” (Sternberg, 2000: 185). Ainda segundo Sternberg, (2000), os esquemas são úteis porque, ao serem estruturados, incluem informações que podem ser aplicadas como base para interpretação de situações novas nas instituições da Administração Pública. A aplicação de esquemas já elaborados para compreender situações novas teria como função psicológica a economia cognitiva, ( Collins & Quillan, 1969), princípio que permite reduzir o volume de informações necessárias, que precisam ser aprendidas, percebidas, lembradas e reconhecidas, (Eysenck & Keane, 1994), reduzindo o esforço mental e possibilitando maior agilidade no entendimento de situações novas, (….), mesmo em Processos de Ensino Aprendizagem, pode ser aplicável, como no caso do ISEDEF. Aponta-se como de interesse para a discussão deste estudo o esquema mental sobre norma de reciprocidade organizacional em Administração Pública inteligente em especial, a sua aplicabilidade nas FADM. Caros colegas do ISEDEF, como funciona a norma de reciprocidade em comportamento organizacional Inteligente? Caros colegas, tomando a máxima de Cícero, filósofo da antiguidade, como ponto de partida, segundo a qual “não há dever mais indispensável do que retribuir um favor”, (Gouldner, 1960), defende serem as relações sociais regidas por um princípio moral, aceite universalmente e não padronizado, que define como obrigação o ato de retribuir um favor recebido. Denominado neste debate (NROI) - Norma de Reciprocidade Organizacional Inteligente, (Teixeira, 1998:149-158), se assenta em duas exigências sociais básicas: a) deve-se ajudar a quem nos ajuda e b) não se deve prejudicar a quem nos beneficia. Mesmo sem prescrição legal, a norma é evocada em situações sociais diversas, sempre que um doador oferece ajuda, auxilia, presta um favor ou beneficia outra pessoa, (Teixeira, 1998:161). A norma não prescreve como moralmente desejável a oferta de ajuda nas relações sociais, mas normaliza o comportamento do receptor, prescrevendo como obrigação moral a retribuição do benefício recebido, (Teixeira, 1998:164-169). Portanto, caros colegas, as noções defendidas por Gouldner, (1960), estão assentadas em dois papéis do convívio social: o papel de doador inteligente e o de receptor inteligente. Sendo papel social, um conjunto de ações padronizadas que se espera das pessoas ao ocuparem posições numa interação social, (Nova, 2000:101), entende-se que a norma de reciprocidade não só provoca a noção de débito no receptor, como também leva o doador a desenvolver expetativas de retribuição por parte do receptor, podendo ser aplicável para as FADM. Esquema mental de reciprocidade inteligente, como funciona em comportamento organizacional, caros colegas? O esquema mental de reciprocidade inteligente, ou representação mental do conhecimento sobre a norma de reciprocidade defendida por Gouldner (1960), seria estruturado a partir do entrelaçamento de conceitos tais como: doador inteligente, receptor inteligente, retribuição inteligente, obrigatoriedade inteligente, credor e devedor inteligentes, (Mosqueira, 2002:282). Quatro destes conceitos indicam tipos de papéis sociais, por exemplo, (doador, receptor, credor e devedor), enquanto dois descrevem a natureza da interação, a saber: (retribuição, obrigatoriedade), (Luz, 2005:329). Caros colegas, com base nesta concepção cognitivista inteligente, a norma de reciprocidade inteligente, no aspeto laboral, é um conjunto de conhecimento social formatado mentalmente como um esquema matricial, a partir do qual são interpretadas relações sociais em contextos diversos, especialmente relações de troca social entre empregados/funcionários e a organização da Administração Pública ou Privada. No contexto de troca social com a organização, na opinião de Teixeira, (1998), o esquema mental de reciprocidade inteligente do empregado/funcionário seria ampliado para abarcar conceitos que descrevam possíveis papéis sociais intercambiáveis de dois atores predominantes – empregado/funcionário e organização: quatro papéis do empregado/funcionário (doador, receptor, devedor e credor) e quatro da organização (doadora, receptora, devedora e credora). Fazem também parte do esquema as noções sobre retribuições dos dois atores e respetivas obrigatoriedades em termos de comportamento organizacional participante, (Nova, 2000:648). Caros colegas, (…), no campo de estudos do comportamento organizacional, noções sobre troca social, norma de reciprocidade e cognição são articuladas para sustentar diversos conceitos psicossociais, em termos de motivação laboral, podendo ser articulados dentro das FADM em especial no ISEDEF. Entretanto, permanecem lacunas na concepção de alguns deles, suscitando análises que permitam aproximar ainda mais postulados da Sociologia e Psicologia Cognitiva laborais. Caros colegas, um breve reexame de conceitos psicossociais que apresentam tais limitações em suas concepções será desenvolvido a seguir, tendo-se como foco “perceção de suporte organizacional inteligente, comprometimento organizacional normativo inteligente e perceção de reciprocidade organizacional inteligente,” como acima fiz referência. Argumentarei também a favor da integração dos três conceitos psicossociais citados acima ao esquema mental de reciprocidade nas relações sociais entabuladas entre empregado/funcionário e a organização funcional inteligente, em termos de Administração Pública. Caros colegas, como funciona a Perceção de Suporte Organizacional Inteligente em termos de comportamento organizacional participante? Eisenberger et al, (1986), propuseram que os empregados elaboram crenças globais sobre a extensão em que uma organização valoriza suas contribuições e cuida de seu bem-estar. A este conjunto de crenças eles denominaram perceção de suporte organizacional inteligente (PSOI). Para esses autores, a norma de reciprocidade de Gouldner, (1960) explica o relacionamento entre empregados/funcionários e a organização, na medida em que empregados formam perceções genéricas sobre intenções e atos da organização a eles direcionados, a partir da observação participante de como os seus dirigentes praticam as políticas e os procedimentos de gestão de pessoas, atribuindo à organização características humanas e acreditando manter relações sociais com ela, (Rodriguês, 2005:272-281). Entretanto, os ideializadores de PSOI não exploraram os papéis sociais representados pelos atores– empregados e organização – na relação social em que emergem crenças sobre suporte oferecido pela organização empregadora. Para que a norma de reciprocidade seja adequadamente utilizada como base teórica social na compreensão de PSOI, é necessário posicionar o empregado/funcionário como receptor e a organização como doadora, especificando-se o papel de cada uma das partes como atores durante a troca social em Administração Pública inteligente. Nota-se aqui caros colegas, (…), que está sendo dada à PSOI uma ampla roupagem cognitivista inteligente. Como primeiro ponto deste entendimento, supõe-se que todas as informações sobre as relações de troca social com a organização estejam reunidas em um arranjo simbólico mental que toma a forma de esquemas de ação, como acima fiz referência, (…). De acordo com esse enfoque, os conceitos de organização doadora e de empregado/funcionário receptor foram derivados de um esquema mental mais amplo e matricial elaborado para o convívio social, denominado norma de reciprocidade organizacional inteligente no âmbito das ciências sociais, como tantas vezes fiz referência. Doações organizacionais são entendidas como atos de Liderança, que concretizam a política de gestão de pessoas no dia-a-dia da dinâmica organizacional mais inteligente ainda em Administração Pública em geral. Caros colegas, nesta perspetiva, as crenças que integram PSOI, representam cognições sobre o quanto a organização já doou, através de suas políticas de gestão de pessoas, ou poderá doar para seus empregados no futuro, (….)??!! Crenças de PSOI, são desenvolvidas porque o empregado se coloca no papel de receptor de doações já feitas, ou de provável receptor de doações futuras da organização. Tais crenças servem para compor a identidade social do empregado nesta relação de troca social: ele identifica a si próprio como um beneficiário e a organização como uma fonte social de apoio, fortalecendo-se o conceito de PSOI como um componente cognitivo do esquema mental de reciprocidade laboral inteligente na Administração Pública em geral, (Nova:2005:278). Portanto, caros colegas, a PSOI, é um conjunto de crenças nutridas por empregados/funcionários que se posicionam mentalmente como receptores ou beneficiários de doações organizacionais durante o intercâmbio social da Administração Pública. Posso dar exemplo, duma equipa de futebol que se recusa enfrentar o adversário porque não receberam prémios dos jogos realizados, (…), ou dum Tenista que se recusa a enfrentar o adversário por falta de moral combativa ou algo instrumental…, etc., este seria o resultado da PSOI, ou seja, que incentivos tem a instituição? (…)! Comprometimento organizacional normativo inteligente para o equilíbrio do comportamento organizacional Comprometimento organizacional normativo inteligente, segundo Weiner (1982), compreende a internalização de pressões para ações que vão ao encontro de objetivos e metas organizacionais, levando empregados/funcionários a pautar seu modo de agir em consonância com as crenças sobre o que consideram correto e moralmente aceitável. Segundo Nova, (2000), normas sociais exercem um poder coercivo através de sentimentos de obrigatoriedade, sem serem claramente compreendidas pelo próprio indivíduo as razões para alguns de seus atos. Por outro lado, violações de um dever moral geram sentimentos de culpa laboral em Administração Pública mais inteligente. Após receber doações organizacionais e se colocar no papel de receptor inteligente, fortalecendo crenças de que a organização se preocupa com seu bem-estar e se configura como uma fonte de suporte (PSOI), o empregado/funcionário receptor passa a acreditar também que deva retribuir à organização de alguma forma mais inteligente e produtiva, (Câmara, et al,2005:165). Posso dar exemplo, dum grupo de pescadores que se voluntariam a cumprir a sua jornada marítima, mesmo depois de aviso metrológico do mau tempo no mar, ou dum Pelotão militar que derrota um Batalhão inimigo, este também seria o resultado da PSOI, possui condições aplicáveis nas FADM e em especial no ISEDEF. A partir de uma visão cognitivista inteligente, as crenças do empregado/funcionário, acerca desta dívida social para com a organização, ou seja, a obrigatoriedade de retribuir um favor, compõem o comprometimento organizacional normativo inteligente – CONI, de que tanto discutimos durante a dissertação do IESM-2013/2014. Ao se reposicionar como devedor inteligente, o empregado/funcionário, também reelabora o papel social da organização nesta relação e a ela atribui o papel de credora inteligente, (Martins, 2008:297). Tomando também neste contexto de troca social a norma de reciprocidade como um esquema mental matricial, a qual preconiza a obrigatoriedade de retribuição inteligente. Estes aspetos nos fazem lembrar as teorias de inteligência coletiva e da dialética do materialismo do Marx e colegas, (1867), que tanto discutimos nos debates anteriores no “Clube de Opinião Cientifica”! Caros colegas, vejamos agora a Reciprocidade e Afetividade no Trabalho em comportamento organizacional Caros colegas, (…), ao atribuir um favor, o empregado receptor, ao se identificar como devedor, fortalece suas crenças de débito moral para com a organização, as quais são consideradas por pesquisadores do comportamento organizacional como CONI- Comprometimento Organizacional Normativo Inteligente. A concepção psicológica de CONI, está assentada numa esfera cognitiva, pressupondo-se que o trabalhador normativamente comprometido acredita ter obrigações e deveres morais para com a organização, devendo se comportar de forma que possa demonstrá-los, (Siqueira, 2001:321). A maneira apontada por Allen e Meyer, (1996), para o empregado/funcionário, retribuir a organização é permanecer trabalhando com sucesso para ela, em termos de ética fundamental. Assim, CONI se constitui, portanto, em crenças que integram a identidade do empregado num papel social de devedor perante a organização e que tem a obrigatoriedade de retribuir o benefício recebido, (Siqueira, 2001:323). Por exemplo, a Percepção de Reciprocidade Organizacional Inteligente, no contexto organizacional, a norma de reciprocidade também seria evocada por um empregado/funcionário, ao representar mentalmente a organização como uma entidade social com a qual é possível entabular trocas sociais, aplicando às suas relações com a organização, princípios semelhantes aos que usa para iniciar, manter e fortalecer relações na vida social, (Martins, 2008:299). Percepção de reciprocidade organizacional Inteligente (PROI) seria, segundo Siqueira (1995), “um conjunto de crenças relacionadas à maneira como os empregados percebem a disposição da organização para emitir atos recíprocos” (Siqueira, 1995,pp: 183-197). De acordo com essa perspetiva, o empregado/funcionário, desenvolve crenças sobre futuras retribuições organizacionais a determinados atos de trabalho, concebidos por ele como favores, benefícios ou ajuda à organização, também aplicável em situações de Forças Armadas. Atos de ajuda à organização são aqueles oferecidos informalmente por um empregado, sempre que ele percebe a necessidade de oferecer ao seu empregador uma quota extra de trabalho, (…), extrapolando suas obrigações formais ou aplicando um esforço extra para resolver situações problemáticas ou imprevistas que se apresentam em seu alcance de atuação na organização da Administração Pública, (Lee et al, 2007:320). Atos benéficos à organização e oferecidos de forma espontânea constituem gestos de cidadania organizacional, Organ, (1990); Siqueira, (1995 e 2003). Segundo a perceção dos trabalhadores em Administração Pública, tais atos os colocariam no papel de “doadores inteligentes e a organização no de receptora inteligente”. A norma de reciprocidade permitiria ao empregado/funcionário – que já foi doador para a organização no passado – acreditar que, no futuro, a organização devedora retribuiria seus gestos sociais de ajuda quando ocorressem situações problemáticas na vida pessoal ou profissional do empregado/funcionário em Administração Pública, (Maximiano, 2002:365). Caros colegas, (…), ampliando a compreensão de PROI – Percepção da Reprocidade Organizacional Inteligente, a partir de uma abordagem cognitivista inteligente, supõe-se que os papéis de doador e receptor, no passado, sejam reorganizados mentalmente pelo empregado/funcionário, para alterar a sua posição e a da organização na relação de troca social: de doador, o empregado se reposicionaria como credor e atribuiria, à organização, o papel de devedora, (Maximiano,2002:366). Tendo sido estruturada em forma de esquema mental, a norma de reciprocidade toma, então, o feitio de um padrão cognitivo que permite ao empregado/funcionário nutrir expetativas de retribuição organizacional em Administração Pública. Caros colegas, (…), embora a norma de reciprocidade tenha sido teoricamente concebida no âmbito sociológico como um preceito moral para regulamentar o comportamento do receptor, dentro de uma visão psicológica cognitivista, ela é vista como integrante de um esquema mental a partir do qual se organizam também expetativas de comportamento sobre a parte beneficiada numa troca social inteligente em Administração Pública em geral. Caros colegas, consoante estas noções que acabamos de discutir..., entende-se que PROI- Percepção da Reciprocidade Organizacional Inteligente, seja um conjunto de crenças sobre retribuições da organização devedora, nutridas pelo empregado/funcionário, ao assumir o papel de credor durante uma troca social inteligente em Administração Pública ou privada. Sendo devedora social, a organização teria a obrigatoriedade de retribuir ao empregado/funcionário doador os favores recebidos, oferecidos na forma de gestos de cidadania organizacional na Função Pública em geral, (Wright, 2007:310). Caros colegas, os estudos profissionalizados nesta matéria, encontram certas hipóteses, cujo pressuposto básico assenta-se na noção de que, um conjunto entrelaçado de conceitos, sobre relações sociais inteligentes e racionais, formata um esquema mental matricial, estruturado para norma de reciprocidade inteligente, em Administração Pública em geral. Por exemplo, a primeira hipótese assume que do esquema mental de reciprocidade reorganizado para as relações de troca, entabuladas pelo empregado/funcionário com a organização, fazem parte de três conjuntos distintos de crenças, denominadas por estudiosos do comportamento organizacional, por mim revistos, como percepção de suporte organizacional inteligente (PSOI), comprometimento organizacional normativo inteligente (CONI) e percepção de reciprocidade organizacional inteligente (PROI), apresentados e analisados anteriormente neste debate. Para evidenciar suporte empírico à suposição de serem PSOI, CONI e PROI conjuntos distintos de cognições inteligentes, as frases que integram as respetivas medidas dos três conceitos deverão compor agrupamentos homogéneos de variáveis, ao serem submetidas a análises fatoriais em Administração Pública Inteligente. Como segunda hipótese, ainda visando a confirmar a identidade e distinção entre as três cognições que integram o esquema mental de reciprocidade inteligente, durante uma troca social inteligente com a organização, PSOI, CONI e PROI, deverão também apresentar relações significativas diretas, mas diferenciadas, com dois critérios afetivos do comportamento organizacional em discussão: um referente ao vínculo afetivo com o trabalho executado – satisfação no trabalho da reciprocidade organizacional inteligente (STROI) – e outro relativo à afetividade dirigida à organização – comprometimento organizacional afetivo inteligente (COAI). Caros colegas do ISEDEF e demais círculos académicos, diversos pesquisadores já apresentaram evidências nesta matéria, acerca das relações diretas entre essas variáveis, por exemplo, Bishop & Scott, (2000); Eisenberger, Fasolo, & Davis-La Mastro, (1990); Mathieu & Zajac,( 1990); Shore & Tetrick, (1991); Wayne, Shore, & Liden, (1997). Por seu turno, caros colegas, a terceira hipótese do estudo profissionalizado nesta matéria, estabelece que os três componentes cognitivos (PSOI, PROI e CONI), que integram o esquema mental de reciprocidade inteligente, são antecedentes de afetos dirigidos ao trabalho, ou seja, satisfação no trabalho de reciprocidade organizacional inteligente (STROI) e à organização em comprometimento organizacional afetivo inteligente (COAI), constituindo-se numa interação pós-cognitiva inteligente, (Lazarus, 1982:253), segundo a qual uma base de comunicação efetiva, sobre um dado objeto social, composta por elementos cognitivos, é necessária, para que afetos sejam desenvolvidos frente ao objeto, (…). As bases que sustentam este pressuposto são os resultados obtidos por Siqueira, (1995), em um estudo em que foram apresentadas evidências acerca da relação pós-cognitiva inteligente, entre cognições sobre a organização (perceção de suporte organizacional inteligente, perceção de reciprocidade organizacional inteligente e “comprometimento organizacional calculativo inteligente”- COCI) e vínculos afetivos com o trabalho, por exemplo, (satisfação e envolvimento) e com a organização (comprometimento afetivo inteligente). Para confirmar a terceira hipótese, os três componentes cognitivos deverão prover índices de explicação significativos para a variância particular dos dois critérios afetivos escolhidos (STROI e COAI), como fiz referência acima. Caros colegas, como quarta hipótese do estudo em debate, afirma-se que o papel de receptor inteligente, na troca social com a organização, é que leva o empregado/funcionário a nutrir crenças de PSOI em seu esquema mental de reciprocidade, seja o componente cognitivo capaz de influenciar mais fortemente os seus vínculos afetivos com o trabalho, ou seja, (STROI) e com a organização (COAI). Caros colegas, o teste empírico desta hipótese será realizado analisando-se as explicações providas particularmente por PSOI, CONI e PROI sobre variâncias de satisfação e comprometimento organizacional em Administração Pública inteligente. A formulação desta suposição, assenta-se também nos resultados de Siqueira, (1995; 2003) em que PSOI foi o melhor antecedente cognitivo de vínculos afetivos com o trabalho e com a organização, durante o teste de um modelo pós-cognitivo inteligente para comportamentos de cidadania organizacional na Função Pública em geral. Caros colegas, este debate, acaba de mostrar mais uma vez que, os funcionários da Função Pública têm expetativas sociais, dentro das organizações, e, faltando uma relação harmoniosa em termos de troca social inteligente, lança toda a esperança num desespero violento, o que resulta em greves, corrupções, clientelismo, nepotismo, e desordem institucional. Espero que estudos desta natureza sejam frequentes na nossa Administração Pública para combater o stress ocupacional/laboral. Stress laboral como a componente de comportamento organizacional Caros colegas, (…), estudar e conhecer as situações causadoras de stress dentro das organizações governamentais/privadas, é muito importante para que os administradores/, líderes influentes e funcionários em geral, entendam melhor o processo para o qual se destina um tempo muito grande com treinamento, rotações, integrações, acompanhamentos e preparação, para lhes proporcionar melhores condições para lidar com tais situações, impedindo que os funcionários tenham uma influência negativa no desempenho quer individual, grupal e organizacional. Portanto, tratando-se de todo tipo de níveis de desempenho laboral, este aspeto chama-se” gestão de stress laboral/ocupacional”, deve ser encarado com maior carinho e cuidado, buscando dar a eles melhores condições de prática profissional, através de atividades adequadas e inteligentes a seu nível de desenvolvimento contínuo, sem as pressões exacerbadas, frequentemente observadas em organizações pouco inteligentes, cuja política laboral é de sobrevivência, (Archer,1997:.308-311). Caros colegas, (…), os trabalhos para a “gestão de stress laboral”, devem se estender para todos níveis de desempenho laboral, para que se possa traçar um perfil mais claro dos funcionários, desde suas características, em termos de personalidade e suas necessidades instrumentais, de forma a garantir as suas habilidades do foro anti-stress organizacional. Caros colegas, (…), temos que entender melhor, no que diz respeito às variáveis de qualidade de vida no trabalho e de stress ocupacional, dentro dos funcionários em referência, (organizações governamentais/privadas) tendo em vista os vários impatos que os sujeitos vêm sofrendo, em função das necessidades de adaptação individual e grupal e superação de objetivos organizacionais, decorrentes das alterações promovidas em suas atividades, e também nos significados dessas experiências de trabalho governamental/privado, provocando desgastes, tanto físicos quanto mentais, à saúde dos indivíduos, se a gestão do stress nos funcionários, não ter lugar ou ter uma fraca estratégia do seu controlo e manutenção. Entretanto, a mudança da cultura institucional de baixos resultados para altos resultados gerou uma forte cobrança sobre o quadro do pessoal das organizações governamentais/privadas em geral, forçando - os a se adaptar a uma realidade mais competitiva, mais objetiva e inteligente, com uma melhor estratégia de gestão de stress nos componentes das organizações em causa, em todos níveis de atuação coordenada. O gestor do nível estratégico, ou seja, a superstrutura, é o elo de ligação, entre a alta direção, (estratégico) da organização e o nível tático para o operacional (os funcionários), sendo responsável pela harmonia em termos de alinhamento estratégico, cuja missão é cumprir metas e trazer resultados na instituição. Assim, caros colegas, (…), para que a organização alcance suas metas, já que o nível estratégico é o mais responsável pela implementação e cumprimento das metas dentro das instituições e dos processos de modernização e reestruturação organizacional, ele deve saber gerir o stress dos trabalhadores, com mais prudência possível e inteligência racional corporativa. Na minha opinião, os decisores, gerentes, os líderes da função pública/privada e demais colaboradores inteligentes, devem aprender “novos conceitos a respeito das relações entre as instituições e a massa trabalhadora e clientes, fazendo um trabalho em equipa, cooperação e participação vertical e horizontal”. No meu entender, eles, (os gestores da função pública), também devem aprender a “criar, inovar, produzir, tentar e errar”, sendo personalidades dinâmicas e ativas. Dessa forma, todos eles, na modernidade têm um perfil extremamente exigente: eles devem ser capazes de responder a todos esses anseios, sob pena de serem considerados pela massa consumidora, ou até por eles mesmos, como uns fracassados e incoerentes na sociedade Moçambicana. No que tange às resistências a mudança, conforme Lima-Filho e colaboradores, (2005), quando o assunto é mudança, existem várias barreiras peculiares no ambiente público. Segundo Lima-Filho e colegas, (2005), uma reestruturação organizacional em um ambiente tradicionalmente adverso à mudança, torna-se condição suficiente para a instauração de crises, derrotas no cumprimento de metas, que se estendem do maior posto de comando da empresa até o menor grau hierárquico dos trabalhadores. Assim, segundo Rodrigues, (1991:57), os gestores da função pública, precisam ser extremamente dinâmicos, preparados para grandes desafios, devem ser especuladores, jogadores, filósofos, competitivos, cooperativos, joviais, desprovidos de preconceitos e muito inteligentes”, ou conforme Pereira e colaboradores, (2003), ser uma pessoa polivalente, que saiba aprender a aprender e a fazer sempre coisas novas. Caros colegas, (…), a modernidade institucional, promoveu a abertura de espaços para uma cultura competitiva entre organizações, onde não basta para o gestor ou líder, ser o antigo chefe da instituição, aquela pessoa inflexível que só sabe mandar, (…), mas sim, um líder, flexível, competente e responsável nas suas ações, um inovador, um empreendedor. Esse líder deve saber lidar com um grande número de novos e complexos papéis, diante do moderno contexto organizacional em que está inserido (Rodrigues, 1991:201). Portanto, o novo papel institucional em gestão de stress nos funcionários, é um grande desafio para a classe administrativa da função pública como um todo; entretanto, mediante o impasse observado entre a cultura organizacional, (Amaral,1982:409), que prevalece como antiga, tradicional, incoerente, e as fortes pressões atuais, para a eficiência e eficácia, para os gestores da administração pública/função pública, (Archer,1997:361). Porém, os impatos podem ser ainda maiores, conforme Von Sperling, (2002:47), constata:“os gestores das instituições governamentais e trabalhadores de todos níveis, têm sentido os impatos de todas essas mudanças organizacionais, talvez até mais fortemente do que os outros gestores das empresas não públicas”. Conforme salienta Aktouf, (2005:72), discutir as transformações e as peculiaridades da função administrativa e lideranças governamentais, no início do século XXI, é uma tarefa original, difícil e de utilidade incontestável, tendo em vista os questionamentos enfrentados pela gestão de stress laboral contemporânea em termos de “eficiência e eficácia dos funcionários”. Caros colegas, (…), o conceito de stress, foi desenvolvido a partir de diferentes perspetivas de pesquisas de diversos autores profissionais na matéria, como Selye, (1946, 1974), Goldberg, (1978), Albrecht, (1979), Cummings e Cooper, (1979), Jamal, (1990), Cooper e colaboradores, (1988, 1995, 1996), entre outros nesse domínio. Assim, Cooper e colaboradores, (1996), propõem uma síntese em torno da questão do conceito de stress ocupacional, na qual afirmam que os pesquisadores da área focalizam um dos três aspetos a seguir: 1. Stress como variável dependente — uma resposta a um estímulo perturbador; 2. Stress como variável independente — um estímulo externo; 3. Stress como variável interveniente — uma abordagem “interacionista”, que enfatiza a forma como os indivíduos percebem e reagem às situações contextuais. Ora, a visão do stress como variável interveniente, como parte de um fenómeno dinâmico e de um processo complexo, é a que predomina nas pesquisas realizadas recentemente, Cooper e colaboradores, (1996/2005/2007), e adoptada para este debate sobre depoimentos do comportamento organizacional em observação direta e participante, durante as aulas no ISEDEF. Segundo Moraes e Kilimnik, (1994/2009), o fenómeno do stress ocupacional/laboral, quer em atletas desportivos ou em outras atividades profissionais ou não-profissionais, pode ser avaliado em termos de quatro variáveis: por exemplo, 1.fontes de pressão no trabalho; 2.personalidade do indivíduo; 3.estratégias de combate ou defesa contra o stress desenvolvidas pelas pessoas; e 4. Sintomas físicos e mentais manifestos no processo. Para os autores acima descritos, as duas primeiras variáveis afectam sensivelmente as duas últimas, na opinião de Moraes e colegas, (2006). Com relação à primeira variável, que é a fonte de pressão no trabalho, Cooper e colaboradores, (1988, 1995, 1996), designam seis categorias de agentes stressores: 1.os fatores intrínsecos ao trabalho; 2. o papel do indivíduo na organização; 3.os relacionamentos interpessoais; 4.a satisfação do trabalhador em termos de carreira e perspetivas futuras; 5. o clima e a estrutura organizacionais; e 6.a interface, entre casa-trabalho do indivíduo. Todavia, tais fontes de stress, são mediadas pelas características individuais das pessoas e pelas “estratégias de combate” adotadas pelos indivíduos e pelos gestores das organizações. Por outro lado, os autores afirmam que essas fontes de pressão levam o indivíduo a manifestar sintomas físicos e mentais de stress, que dependem de diferenças individuais tanto em ajustamento de personalidade, maturidade e capacidade de respostas, como estrutura física e cultural e ambiente social. Ademais, tais sintomas se mostram individualmente nestes termos: aumento da pressão arterial, dores nos ombros e coluna, depressão, consumo de álcool, irritabilidade acentuada, alienação, apatia, ansiedade etc., e no âmbito organizacional podemos notar: absenteísmo, rotatividade, dificuldades nas relações industriais e produtivas, reuniões frequentes, queda na qualidade e na produtividade etc., (Alderfer, et al, 1973/1979). Esses sinais podem levar, respetivamente, ao desenvolvimento de patologias físicas e mentais, tais como: problemas de coração, úlceras, gastrites, esgotamento etc. e de disfunções organizacionais, tais como: greves, acidentes, sabotagem etc.,(Allen, et al,2003). Caracteriza-se, assim, o modelo dinâmico do stress ocupacional/laboral de Cooper e colaboradores, (1988), útil na identificação dos fatores de pressão e das estratégias de combate/defesa contra o stress adotado pelos indivíduos. A personalidade do indivíduo também age sobre a possibilidade de aparecimento de sintomas físicos e mentais atribuídos ao stress. Em uma mesma situação, as pessoas podem agir de formas diferenciadas devido a características peculiares de suas personalidades, por exemplo, tipo de temperamento e carácter que o dominam. Sendo assim, Friedman e Rosenman, (1974), nas suas pesquisas, propuseram duas categorias de personalidade: tipo A, mais propensos ao stress, são pessoas impacientes, apressadas, competitivas, ansiosas, perfecionistas, que levam a vida em ritmo acelerado, e se sentem culpadas quando descansam ou relaxam; e tipo B, referente a indivíduos que não sentem necessidade de impressionar terceiros, que são capazes de trabalhar sem agitação, relaxam sem sentimento de culpa, e não padecem de impaciência ou do senso de urgência e são menos propensos ao stress independentemente do tipo de tarefas que executam, disse (Friedman e colegas, 1974:218). Outra característica de personalidade relevante é chamada de “locus de controlo”. Ao desenvolver esse conceito, Rotter, (1966), tentou avaliar a extensão do controle que os indivíduos julgavam ter sobre determinadas situações e sua reação a elas. Pessoas que possuem um locus de controlo interno, acreditam que têm domínio sobre o que acontece, e suas decisões e ações influenciam seus resultados pessoais. São, assim, menos susceptíveis ao stress, (Rotter, 1966:412). Em contraste, pessoas categorizadas como de locus de controlo externo, são mais propensas ao stress, visualizam uma pequena e restrita possibilidade de influência sobre os eventos que as atingem, constituindo tais fatores determinantes da maior parte de seus resultados. No campo da educação, as pesquisas de Rotter, (1966), indicaram uma associação frequente entre os profissionais académicos com locus de” controlo interno” e sucesso profissional e grande motivação para realização. Por isso, chamo atenção desde já que, tanto as comparações entre tipos A e B quanto a concepção de “locus de controlo” se encaixam num contínuo entre dois tipos contrastantes de personalidade. Não remete, necessariamente, à existência apenas dos dois tipos puros, mas sim, a uma tendência entre dois pontos, aspetos que focalizarei na próxima pesquisa durante as aulas no ISEDEF. Assim, tendo em vista que tipo de personalidade…, por exemplo, (A e B) e locus de controlo “interno ou externo” são caraterísticas individuais independentes entre si, sua associação interna nas pessoas terá impatos decisivos na determinação de estratégias de defesa ou combate, contra o stress institucional, em funcionários de todos níveis produtivos, incluindo educandos. Caros colegas, (…), por tais estratégias, entende-se um esforço cognitivo e comportamental do indivíduo na tentativa de gerir, tanto o ambiente, quanto as demandas internas e os conflitos que o possam estar afetando, segundo Aldwin e colaboradores, (1981:313). As estratégias de gestão de stress laboral/ocupacional, podem ser também compreendidas como tentativas ativas ou passivas do ser humano no sentido de responder, reduzir impatos ou mesmo eliminar ameaças que o afligem,( Dewe, 1992:144). Ademais, estes propósitos sobre a importância da gestão de stress ocupacional, na função pública, nos levam a encontrar algumas perguntas de partida: por exemplo, será que é possível a organização, estabelecer uma gestão de stress nos funcionários, mais aprimorado com às exigências atuais da Administração Pública Moçambicana? O que fazer para se estabelecer uma excelente gestão de stress organizacional na Instituição? Será que existe um modelo absoluto que ajuda a melhorar a gestão do stress nos funcionários da organização? Devemos debater durante as aulas no ISEDEF. Porém, as organizações da função pública, devem desenvolver uma estratégia eficaz de gestão de stress nos trabalhadores, de forma a conquistar o mercado nacional e internacional, assegurar o apoio das lideranças da organização em prol das mudanças institucionais, que devem ser operadas para resgatar a Administração Pública Moçambicana da imagem atual, sem eficácia e nem eficiência. Caros colegas, (…), nesta discussão, queremos tentar saber de que maneira a boa gestão do stress nos funcionários, em consonância com os objetivos da instituição, pode contribuir para o processo de tomada de decisão inteligente, desde a disponibilização da informação que é esperada pelos diversos decisores de forma correta, convincente, consistente, coerente e atempada. No entanto, a psicologia laboral, tem um papel importante no rendimento do trabalhador durante o desempenho das tarefas, e vem sendo uma das áreas emergentes na motivação laboral de auto rendimento. Caros colegas, (…), a ansiedade, aliada a má gestão de stress, pode piorar o desempenho do funcionário durante a atividade laboral. O aumento do nível de ansiedade somática refere-se às percepções dos sintomas corporais causados pela ativação do sistema nervoso autónomo, o organismo entra em estado de alerta, já o aumento no nível de ansiedade cognitiva tem a ver com as preocupações e expetativas negativas do rendimento, trás problemas para o rendimento do trabalhador na instituição, (Amaral, 1983:92). Neste contexto, a autoconfiança é um aspeto que tem relação com o nível de ansiedade somática e cognitiva, e pode interferir no desempenho dos funcionários durante as atividades laborais. A auto-eficácia, refere-se ao ato de julgamento que o trabalhador faz de sua capacidade para desempenhar determinada habilidade no rendimento institucional. Eu focalizarei este aspeto nos debates seguintes. Caros colegas, (…), de acordo com algumas pesquisas profissionais, já efetuadas, os resultados obtidos e analisados, concluíram que os trabalhadores da função pública, apresentam níveis elevados de ansiedade, em relação ao stress ocupacional, que pode prejudicar seu desempenho na qualidade de bens e serviços produzidos. Sendo assim, seria importante existir um trabalho, voltado para orientação e eliminação da existência de grandes níveis de ansiedade dos funcionários públicos, para que os objetivos sejam alcançados de maneira mais fácil e inteligente. Segundo Brandão, (2000), a ansiedade e alguns fatores emocionais são reconhecidos há muitos anos, porém, seus estudos tomaram impulso a partir dos anos 60. A ansiedade é uma reacção emocional onde a pessoa sofre resultados positivos ou negativos, podendo influenciar no seu desempenho durante a realização da tarefa. Como podemos aqui perceber, de fato a gestão de stress na função pública, torna-se imprescindível, na medida em que o seu enfoque em relação aos resultados organizacionais fica sempre comprometido. Mesmo indo na linha de Rosito, (2008:396), que primoriza, dizendo que a ansiedade prepara o trabalhador para lidar com situações danosas, como punições, ou qualquer ameaça pessoal, tanto física como mental. Neste caso, a ansiedade prepara o organismo para tomar as medidas necessárias, para diminuir suas consequências, sendo uma reação natural e necessária, para auto-preservação. Caros colegas, existe várias maneiras de explicar o que é stress, para além daqueles variáveis que acima debrucei, por exemplo: Stress - é uma reação do organismo que envolve componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância, ( Lipp, 2000:402). De acordo com Alchieri e Cruz, (2004:284), o stress não deve ser visto apenas como uma mera reação, pois, por tratar-se de uma cadeia de reações cuja função é adaptar o organismo a uma condição ambiental que, de alguma maneira, exija uma tomada rápida de decisão, deve ser entendido como um processo. Segundo Samulski, (2008:521), o stress faz parte da vida, para a manutenção, aperfeiçoamento da capacidade funcional, autoproteção e conhecimento dos próprios limites. Por isso, deve-se compreender que o stress pode em alguns momentos ser positivo (eustress), em outros, negativo (distress),( Castelnuovo, 2005:296). Segundo Weinberg e Gould, (2008:397), o stress ocorre quando há um desequilíbrio importante, entre as demandas físicas e psicológicas, impostas a um indivíduo e sua capacidade de resposta; e sob condições em que a falha em satisfazer tais demandas tem consequências substanciais. Os fatores que levam ao stress, podem ser de causas internas ou externas. Entre as causas internas, pode-se mencionar: características pessoais, crenças, valores, etc. As causas externas, incluem fatores diversos, como: fome, sede, morte de alguém, separação, (Françoa e Rodrigues, 1999:240). Caros colegas, (…), o sucesso organizacional, está relacionado com as rápidas mutações através de um trabalho motivador no seio dos funcionários, isto é, dotar da organização uma grande flexibilidade no sentido laboral e competitivo. Caros colegas, (…), na atualidade existem cursos de especialização em Universidades e Faculdades voltadas exclusivamente para a profissionalização do trabalhador, por exemplo em Moçambique, temos o ISEDEF-Instituto Superior de Estudos de Defesa, o ISAP-Isntituto Superior de Administração Pública, que têm como objetivo suprir a carência de conhecimento e experiência na transmissão de conceitos administrativos profissionalizados aos actuais e futuros gestores e toda a função pública. Em caso de dúvida ou contribuição, encaminhe para www.dr-anly.blogspot.com Email: dr.anly1962@gmail.com Cell 840279651 ou 827138340, Major INF Silva Anli

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

REFLEXAO SOBRE OS RISCOS NAS EMPRESAS!

DISCUSSÃO REFLEXIVA SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO RISCO, “EM LIVRE DOCÊNCIA” DO MAJOR DE INF SILVA ANLI NO ISEDEF, ANO 2017 Caros colegas do ISEDEF, Académicos, Inteletuais e Similares, o estudo do relacionamento estratégico entre grandes e pequenas empresas e atores ambientais, em um contexto de turbulência ambiental causado, principalmente, pela influência governamental, não consegue ser suficientemente explicado pelas perspetivas teóricas existentes na literatura emergente, devido à falta de precisão e de relevância das teorias gerais em Moçambique, (…), (…)! Dai a necessidade de uma “reflexão” sobre as teorias de “Administraçao do Risco” nas instituiçoes de qualquer natureza produtiva e quer seja de PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, como no caso de ISEDEF e similares. Já nas discussõpes anteriores, caros colegas, tinhamos feito a referência da importância teórica dos riscos, não só como uma arma poderosa de prevenção, mas também permitem o conhecimento prático das responsabilidades funcionais que cada membro assume na empresa, ou na instituição, quando ela, assume o paradigma “estruturalista, tarefas, pessoas, ambiente e tecnologia”, não está em causa o paradigma de “homem certo no lugar certo”, mas sim, homens que atingem as metas institucionais…, (…)! Caros colegas, os ricos podem ser, extremamente elevados, elevados, moderados e baixos, consoante a dimensão dos seus danos dependendo de várias condições que impõem para a sua gestão racional ou iracional, (…)! Estes níveis de riscos que acima fiz referência, levam a que os sujeitos não tenham ou tenham possibilidade ou capacidade de cumprir as suas metas institucionais, por isso deviam evitar, para mais detalhes veja em www.dr-anly.blogspot.com. Por exemplo, caros colegas do ISEDEF, ao assumirmos uma categoria, um posto, uma função, ou seja uma chefia ou “responsabilidade”, estamos sendo atribuidos uma autoridade formal e prática de respondermos pelos nossos atos, logo, estamos assumir os” riscos” da nossa função, da nossa reponsabilidade. Seria necessário discutirmos a teoria da responsabilidade em outros debates “no CLUBE DE OPINIAO CIENTIFICA, em www.dr-anly.blogspot.com, veja sobre este assunto. Ainda assim, se me permitem caros colegas do ISEDEF, para se traduzir uma responsabilidade axiológica (ter valor), era suposto que o sujeito que assume as funções, conheça a “matéria”, ou seja, tenha habilidades correspondentes á funçào que ocupa, no minimo seria imperioso ter a formação da área que ocupa, para lhe permitir uma visulização dos riscos que deve assumir, pois, para assumir um “risco” deve conhecê-lo, e prestar contas de nivel horizontal e vertical, assumindo os resultados, (…). (…), era prudente, que um docente, tivesse uma formação psicopedagógica que lhe permitisse equacionar os ricos do “Processo de Ensino e Aprendizagem”, que um eletricista tivesse a formação dos “Sistemas Elétricos”, que um médico tivesse a formação de medicina da área respetiva, para lhes permitir assumir as suas responsabilidades e responderem pelos seus atos, pois, “conhecem a matéria”! (…). A discussão sobre o que é “matéria” podemos encontrar no CLUBE DE OPINIAO CIENTIFICA, em www.dr-anly.blogspot.com, ademais, a” matéria é superior a” forma”, dado que a forma é validada pela “matéria”. Por exemplo, entre o “corpo e alma”, o corpo é a “matéria”, é substantivo, está presente, podemos ver, tocar, criarmos com ele os principios da razão, e tornar-se elemento afetivo ou hororrosso. Enquanto que a alma é a “forma”, nunca vimos a nossa alma, é algo criativo e pessoal é do mundo inteligivel, é doxa. Podemos ver em www.dr-anly.blogspot.com sobre os “principios da razão e da afetividade.” Atenção, estas materias podem também ser vistas na lógica de conceito, na lógica de juízo, na lógica do raciocinio, na lógica formal, na lógica de predicados monádicos, também em www.dr-anly.blogost.com, por exemplo, “todos homem morrem, Raquel é homem , logo, Raquel é mortal,” etc, etc. (lógica de raciocinio). Veja também sobre a materia do “logo” em www.dr-anly.blogspot.com. Então como podemos administrar o risco nas nossas instituições, caros colegas do ISEDEF, Académicos, Inteletuais e Similares? Caros colegas, neste debate do” risco e a sua administração” sobre o relacionamento estratégico entre pequenas e grandes construtoras e seu ambiente é utilizado para construir uma teoria substantiva, utilizando os procedimentos metodológicos da “Grounded Theory”. Os dados foram obtidos por meio da análise da história de uma empresa típica do setor, nos últimos 20 anos de sua história. As análises revelaram que a adaptação estratégica pode ser explicada por um processo social abrangente denominado por” Administração do Risco”, como referimos acima ao iniciarmos a discussão, (…). Caros colegas do ISEDEF, formas de “administrar o risco” visam tornar a empresa capaz de transferi- lo para o ambiente inteligente e proativo, ou de manejá-lo, porém, tendo como objetivo primordial aumentar a longevidade, produtividade, lucratividade, e desenvolvimento da empresa em detrimento da maximização dos ganhos econômicos, (…). Ademais, é apresentado, também, o contraste dos resultados encontrados com a literatura existente na área. Espera-se que esta discussão de “livre-docência” do Major de INF Silva Anli, do ISEDEF, contribua para aumentar o conhecimento sobre a gestão das pequenas e grandes empresas moçambicanas e expor as limitações das teorias gerais no contexto moçambicano em especial das pequenas empresas emeregentes, (…). Caros colegas, as principais correntes teóricas sobre estratégia competitiva enfatizam o desenvolvimento e a verificação de teorias em um contexto no qual firmas ou empresas geralmente de grande porte, agem no sentido de maximizar o lucro (rent seekers), moldar a dinâmica competitiva, ou serem, por ela, moldadas. Entretanto, quando se considera um contexto específico, característico do ambiente económico moçambicano, no qual o governo, em todos os níveis, promove mudanças institucionais e drásticas mudanças económicas, a literatura predominante sobre estratégia competitiva não fornece explicações suficientes, com relevância e controle, sobre o comportamento estratégico das empresas, em termos de comportamento organizacional. Caros colegas, “o Comportamento Organizacional”, é um módulo que diversas vezes eu propós aos estratégicos do ISEDEF para que fosse curriculado no Processo de Ensino e Aprendizagem, por forma a dar maior capacidade aos discentes ao liderarem as suas instituições e equacionar sistemas e estruturas intelingentes em suas organizações e obter assim melhores resultados em termos de metas independendemente dos riscos a assumir,(…). Caros colegas, as empresas de certo países pobres, têm enfrentado, ao longo dos anos, um ambiente peculiar, geralmente hostil, cuja dinâmica sofre forte influência do dirigismo estatal falsificado em “privatismo, (…), cooperativismo…! Assim, desde a década de 80, choques económicos mudaram as relações contratuais entre empresas, congelaram preços e alteraram os sistemas de tributação. Aliam-se a isso, variações significativas nas políticasn monetárias e de controle a inflação, na moeda corrente e nos níveis de crédito para financiar a produção e a demanda, (…), em especial em Moçambique. Nesse contexto, a turbulência ambiental não é causada pela dinâmica competitiva, moldada pelas inovações tecnológicas e por novos entrantes – como é considerado pelas principais correntes teóricas no campo da estratégia –, mas, principalmente, pelo dirigismo estatal e pelas peculiaridades do ambiente institucional dos países que dependem de doações, caso tipico de Moçmbique. Caros colegas, a influência governamental e a turbulência ambiental têm efeitos peculiares na gestão estratégica das pequenas empresas em especial, que vão falecendo, (…). Propomos neste debate, que o relacionamento entre pequenas empresas e atores ambientais em um ambiente turbulento e com forte influência governamental pode ser explicado por um processo social abrangente, no qual empresas, com pouca capacidade de influenciar o ambiente em proveito próprio, lidam com adversidades impostas a elas pelos atores ambientais e agem no sentido de maximizar sua longevidade em detrimento da maximização dos ganhos económico-financeiros. Denominamos esse processo de “Administração do Risco”. Por exemplo, em 2002, a Escola Anglicana, sedeada na avenida das Indústrias, ao lado do mercado Fajardii em Maputo, tinha paralelismo pedagógico, assumia lecionar curso noturno da 8ª classe até 12ª classe, a procura era maior até 2010, mas não tinha em mente a gestão de riscos e fechou as portas em 2011, porque o ambiente já lhe era cruel, à 200 metros foi construida a Escola Secundária Armando Emilio Guebuza, as Escolas Secundárias de Laulane, da Zona Verde, da Machava, foram capazes de fazer desaparecer o curso nocturno da Escola Anglicana, eu na altura era delegado e professor da cadeira de introdução á Filososfia para as 11ªs e 12ªs classes. Em reuniões pedagógicas, e segundo estudos feitos sobre a competividade estratégica, já tinha sido alertado que mudasse as politicas das mensalidades e pensasse na humnanização dos professores e os discentes, não quiseram acreditar na ciência e alinharam pelo “populismo” a escola encerrou no curso nocturno em 2011. Caros colegas do ISEDEF, neste debate, são apresentados os elementos explicativos do processo de “Administração do Risco”, inferidos a partir de um estudo sobre as pequenas empresas construtoras de edificações, que parecem ser altamente atomizadas e basicamente constituídas de micro e pequenas empresas, geralmente familiares, a indústria de construção de edificações é particularmente afetada pelas decisões e políticas governamentais devido à relevância social que seu produto – a moradia – representa, e pela relevância económica de sua atividade em Moçambique. Caros colegas do ISEDEF, a pesquisa para esta discussão, foi desenvolvida seguindo a metodologia da grounded theory (GLASER; STRAUSS, 1967; STRAUSS; CORBIN, 1998), cujo objetivo específico é a geração e a integração de um conjunto de hipóteses em uma teoria substantiva que explica o fenômeno que, identificado nos dados, emergiu como sendo relevante para os envolvidos,(…). Caros colegas, como eu disse anteriormente, esta pesquisa é um dos estudos desenvolvidos acerca da adaptação estratégica de empresas a ambientes turbulentos e com forte influência governamental, que, há vários anos, vêm sendo desenvolvidos, como forma de perceber os “riscos”. Assim, faz-se necessário tecer observações de cunho metodológico para que os leitores, academicos e inteletuais e similares, possam avaliar de forma correta os resultados desta pesquisa. Apesar de estarem sujeitas a ação governamental , a atividade imobiliária é altamente variável em função das características do mercado e da legislação nacional. Caros colegas, dessa forma, torna-se difícil a não generalizar dos resultados para outras empresas construtoras que atuam em diferentes mercados do país, “como empresas familiares”. Porém, caros colegas do ISEDEF, se este estudo é uma amostra representativa da população de pequenas empresas construtoras, como os disse, (…), não é particularmente relevante, em termos de “gestão de riscos” emergentges no contexto. Este estudo não tem o objetivo principal de explicar o que as pequenas construtoras fazem, nem como as pequenas construtoras devem adaptar-se estrategicamente, sobre “os riscos”como era o meu desejo, (…). Pois, não é um estudo sobre pequenas construtoras, (…), ou empresas familiares, (…), a grounded theory é utilizada para explicar processos sociais; e este estudo é sobre o processo subjacente ao relacionamento entre pequenas empresas e os atores ambientais – que definimos aqui por “Administração do Risco”. Como podemos supor, caros colegas, dessa forma, este estudo não se presta para fins de generalização estatística sobre o comportamento das pequenas empresas construtoras, mas, sim, como fornecedor de exemplos da ocorrência de um processo social presente quando empresas com pouco poder para influenciar o ambiente têm de lidar com situações adversas impostas à elas, particularmente induzidas pela ação das politicas governamentais, como o caso moçambicano, que estamos aqui focalizando. Caros colegas do ISEDEF, o poder explicativo de uma teoria substantiva é medido pela identificação e sistematização da variabilidade da ocorrência do fenómeno em estudo e não pelo número de casos investigados, como tem sido habito em Moçambique, (…). Em um único caso, o fenómeno pode ocorrer com grande variabilidade, enriquecendo os achados e a teoria em si! Contudo, toda teoria substantiva deve ser flexível e permitir modificação à medida que novas variações do fenômeno são identificadas em novos casos estudados, como era de esperar ou, ao contrário…! Caros colegas, inicialmente são descritos os procedimentos metodológicos utilizados e, em seguida, são apresentados os principais elementos do esquema teórico de Administração do Risco e finalmente, é feita uma discussão sobre as principais interpretações teóricas decorrentes da literatura, a partir dos resultados da teoria substantiva desenvolvida neste estudo, caros colegas. VEJAMOS OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS AQUI PROPOSTOS Design da pesquisa Caros colegas,esta pesquisa utilizou um design de estudo de caso simples e longitudinal (MERRIAM, 1998), de caráter contextual e processual (PETTIGREW, 1985, 1987; VAN de VEN, 1992), com a intenção de geração de teoria, utilizando o método da Grounded Theory, (MERRIAM, 1998; STRAUSS; CORBIN, 1998). A Grounded Theory é, geralmente, apresentada como uma abordagem de pesquisa qualitativa, ou de base “epistemológica fenomenológica”. Foi desenvolvida inicialmente por Glaser e Strauss (1967). É um método científico que utiliza um conjunto de procedimentos sistemáticos de coleta e análise dos dados para gerar teorias substantivas acerca de fenómenos essencialmente sociais, (…)! Entende-se por teoria “um conjunto de categorias (conceitos) que estão sistematicamente inter-relacionadas através de sentenças de relacionamento (proposições) para formar o esquema teórico que explica um fenómeno social” (STRAUSS; CORBIN, 1998: 22-31). A diferença entre a teoria formal e a teoria substantiva é que, enquanto a primeira é mais geral e aplica-se a um espetro maior de disciplinas e problemas (…), a segunda é específica para determinado grupo ou situação e não visa generalizar além da sua área substantiva dominante. Assim, o método é basicamente indutivo, preocupa-se com a explicação fiel da realidade e não permite que pressuposições teóricas sejam forçadas aos dados. Como resultado da aplicação de suas técnicas, a teoria emerge dos dados e deve ser coerente com a realidade da área especificada para o estudo. Sendo assim, caros colegas do ISEDEF, “se não existe teoria, ou a teoria existente não explica adequadamente o fenómeno, (…), hipóteses não podem ser definidas para estruturar uma investigação (no sentido positivista de pesquisa), (…), ou seja, o que é real, é racional…(…), (então…,), (…), o pesquisador, no estudo de caso, coleta quantas informações forem necessárias sobre o problema com a intenção de analisar, interpretar ou teorizar sobre o fenómeno” (MERRIAM, 1998: 38-51). Caros colegas, o design da pesquisa compreendeu um conjunto de procedimentos e técnicas, com base nos roteiros propostos por Pandit (1996), Eisenhardt (1989) e Strauss e Corbin (1998). Neste caso, as etapas principais foram: a) definição da questão de pesquisa; b) trabalho no campo: sobreposição de coleta e análise; c) análise: identificação das categorias conceituais e seus inter-relacionamentos, amostragem teórica e teste das proposições; d) comparação das proposições com a literatura existente; e, e) fechamento, refino da teoria e redação do relatório final. Sobre o estudo das proposições, em caso de dúvidas veja em www.dr-anly.blogspot.com, fiz uma demonstração de tipos de proposições, incluindo as suas inferências. Vejamos a fonte e coleta de dados Este estudo de caso simples teve como objeto de estudo uma pequena empresa, de administração familiar, construtora de edificações que atua no município de Maputo. Foi denominada neste trabalho pelo seu nome não real : B&C Engenharia e Incorporações Ltda., ou simplesmente, B&C. Caros colegas, a B&C é uma empresa cujas origens remontam a 1980. Suas atividades incluem a compra do terreno, a coordenação da elaboração dos projetos técnicos, a preparação da incorporação imobiliária, a construção e a comercialização das unidades residenciais ou comerciais do empreendimento. Ao longo do período estudado, de 1980 a 2000, a B&C produziu, em média, de um a dois empreendimentos por ano, com um pico registado de seis empreendimentos executados concomitantemente. Concluiu, desde sua fundação até 2000, vinte e dois empreendimentos, em média, 5.800 metros quadrados, totalizando aproximadamente 129.000 metros quadrados de área construída. Caros colegas, a seleção da empresa objeto do estudo de caso consiste em uma etapa fundamental para a qualidade da teoria substantiva. A B&C foi selecionada, principalmente, por três motivos: a) em função de possuir as características típicas das empresas que atuam na construção de edificações, o que aumenta o poder explicativo da teoria; b) em função do seu tempo de existência: este estudo longitudinal exigia, no mínimo, 20 anos de existência para que se pudesse captar todos os efeitos da turbulência ambiental; e c) pela facilidade de acesso aos dados: ponto crucial para o desenvolvimento de uma teoria substantiva de qualidade. Caros colegas, as fontes utilizadas geraram dois tipos de dados: a) dados primários: obtidos no campo pelo pesquisador através, principalmente de entrevistas não-estruturadas e semi estruturadas, quando não foi permitida a gravação das entrevistas, foram tomadas notas de campo; e b) dados secundários: obtidos em revistas especializadas, livros, outros trabalhos publicados e base de dados de órgãos responsáveis. São, predominantemente, quantitativos e serviram para aumentar o conhecimento do pesquisador na área substantiva e para fazer triangulações, quando necessário, (…)! Os entrevistados foram intencionalmente escolhidos. São pessoas que desempenharam, ou desempenham, o papel de tomadores de decisão na B&C. Todas têm nível superior: entrevistado A é advogada e mestre em Administração, entrevistados B e D são engenheiros que trouxeram para a B&C experiência empresarial em instituiçoes de médio porte, entrevistado C é administrador e desde a década de 70 atua na área comercial da construção civil em Maputo , e, o entrevistado E é o responsável técnico da B&C. Ao todo foram cinco entrevistados, totalizando cerca de 595 minutos em nove entrevistas. Caros colegas, os entrevistados estão identificados ao longo do texto por letras do alfabeto (de A até E). Foram conduzidas três entrevistas com cada um dos entrevistados A e B (A1, A2, A3 e B1, B2 e B3) e uma entrevista com os outros (C1, D1, E1), com duração média de 66 minutos cada. Ao final das análises foram feitas seções de checagem junto aos entrevistados A e B. A figura abaixo mostra a origem dos dados primários. As entrevistas inicialmente foram não-estruturadas, porém dentro dos limites do problema investigado. No decorrer das atividades, questões foram surgindo, e as entrevistas tornaram-se mais estruturadas. Foram resgatados os significados atribuídos pelos entrevistados às suas experiências em eventos mais relevantes para a sobrevivência da empresa, no período estudado. As entrevistas visavam resgatar, além de acontecimentos da própria empresa, transformações na indústria e nos padrões de concorrência, e mudanças no comportamento do consumidor consoantes às flutuações macroeconômicas moçambicanas. As seções de entrevistas foram gravadas com a permissão dos entrevistados. Momentos em que não foram permitidas as gravações foram devidamente registrados. Houve acordo prévio para a não-publicação de cifras e números absolutos, no entanto a empresa não exerceu controle editorial sobre a publicação. Todas as entrevistas e notas foram devidamente transcritas. As entrevistas concentraram-se no período de Julho de 2016 a Agosto de 2016, e a checagem final e a discussão de pontos que não estavam claros, junto aos entrevistados, ocorreram em Janeiro de 2017. Procedimentos de análise dos dados As atividades de análise concentraram-se entre Outubro e Dezembro de 2016, com a utilização do software para análise qualitativa de dados ATLAS/ti. A análise dos dados consiste-se em uma fase central na Grounded Theory e fundamenta-se no método das comparações constantes. Como sugerido por Strauss e Corbin (1998), dois tipos de comparações foram realizadas: teóricas e incidente–incidente. Caros colegas, a codificação é uma das etapas da análise dos dados. O processo de codificação foi divido em três fases: codificação aberta, axial e seletiva. A codificação aberta envolve a quebra, a análise, a comparação, a conceituação e a categorização dos dados, principalmente por meio da técnica de microanálise dos dados. Após a identificação de categorias conceituais pela codificação aberta, a codificação axial examinou as relações entre categorias e subcategorias para explicitar causas e efeitos, condições intervenientes e estratégias de ação, em proposições testadas nos dados (STRAUSS e CORBIN, 1998). Finalmente, a codificação seletiva refinou e integrou todos os resultados, possibilitando a identificação da categoria central da teoria,” a Administração do Risco”. O processo de análise continuou até que ganhos marginais no poder explicativo da teoria,para mais evidências coletadas, fosse aproximadamente nulo. Nesse ponto, próximo da saturação teórica (STRAUSS; CORBIN, 1998), foi tomada a decisão de interromper o processo e iniciar a fase de confecção dos relatórios. Vejamos aqui a avaliação do rigor e da fundamentação empírica da teoria gerada Este estudo adotou os critérios utilizados por Kerlin (1997), adaptados de Sherman e Webb (1988), para avaliar a teoria gerada pelo método da Grounded Theory. A descrição, e contribuição para a qualidade da teoria, de cada critério encontram-se na figura a seguir. Caros colegas do ISEDEF, ao longo da pesquisa, foram utilizadas técnicas, com base em Guba e Lincoln (1982), Merriam (1998) e Strauss e Corbin (1998), que visavam aprimorar a qualidade da teoria em cada um dos critérios perseguidos. Dentre elas estão a triangulação pelo uso de múltiplas fontes de dados, o ataque à teoria por meio da ferramenta query do ATLAS/ti, checagem com os entrevistados, amostragem em diferentes contextos ao longo da história da empresa e auditorias do processo de pesquisa através da análise dos relatórios gerados pelos ATLAS/ti. Caros colegas, como conseqüência, avaliando a teoria com relação à coerência com a realidade dos entrevistados (fit), nenhum dos códigos foi emprestado da literatura e todos emergiram dos dados. Todas as categorias foram definidas positivamente em propriedades identificadas por meio do exame detalhado dos dados, possível graças às técnicas de sensibilização teórica. A construção do esquema teórico da categoria central Administração do Risco foi elaborada visando à funcionalidade da teoria e à sua integração geral no estudo do caso em referência. Todas as proposições estão organizadas em torno da categoria central administração do risco e predizem sob que condições cada forma de administrar o risco é a mais adequada ao ambiente e quais as estratégias a serem utilizadas. O critério de relevância é particularmente importante para os estudos de caráter qualitativo como este. O reconhecimento pelos envolvidos é uma forte evidência da qualidade da teoria, sua coerência e utilidade. A relevância pode ser medida pelo efeito a-ha!, ou seja, “uuaaauuu”!, que representa a reação dos entrevistados ao se depararem com a explicação fornecida pela teoria substantiva. A passagem abaixo mostra a reação dos entrevistados durante a checagem dos resultados: “Muito bem posto, muito bem colocado. Isso faz sentido, realmente. Eu,(…), nunca pensei que pudesse ver o negócio dessa maneira. Muitos empresários de Maputo, com quem converso não têm essa compreensão. Estão preocupados com quanto estão ganhando no empreendimento A ou B e não na explicação de como ganham dinheiro ou como administram seu negócio” (Entrevistado A). Finalmente, caros colegas, a densidade e a fundamentação empírica dos construtos que compõem a teoria foram avaliadas. Ao todo, foram gerados 177 códigos, 678 citações e 50 notas de análise, (…)! Destes, 137 são códigos de primeira ordem, diretamente ligados às citações, e 40 são construtos teóricos abstratos. A relação entre códigos abstratos, códigos de primeira ordem e citações, da ordem de 40/137/678, respectivamente, fornece evidências do considerável grau de densidade teórica, em que poucos construtos teóricos estão relacionados a um número significativo de outras categorias e citações. Isso reflete duas características desta teoria substantiva que são fundamentais para qualquer pesquisa indutiva: parcimônia e escopo (GLASER, 1992). VEJAMOS AGORA , “O ADMINISTRANDO O RISCO” Caros colegas, a análise longitudinal do caso da B&C revelou ocorrências significativas do processo que denominamos de administração do risco. De 1980 a 2000, a empresa passou por períodos estratégicos nos quais características ambientais externas e internas fizeram com que a empresa adotasse formas diferentes de lidar com o risco inerente à atividade imobiliária. Primeiramente, é necessário apresentar as condições geradoras do fenómeno, ou seja, o contexto no qual o processo ocorre, e definir o conceito de Administração do Risco proposto neste estudo. Em seguida, são apresentadas as formas de administração do risco identificadas nos dados. CONDIÇÕES GERADORAS NO ÂMBITO DA INDÚSTRIA Caros colegas, esta seção descreve sucintamente as condições geradoras do fenómeno em estudo, ou seja, as condições estruturais da indústria de construção de edificações que compõem o contexto no qual o processo de Administração do Risco ocorre. Basicamente, duas propriedades são ressaltadas: a turbulência e a influência governamental. A complexidade ambiental, aliada às mudanças drásticas no ambiente, causadas, principalmente, pelo dirigismo do governo moçambicano na economia, gera turbulência ambiental e incerteza para as pequenas empresas construtoras (PCE). No âmbito social, a indústria da construção civil é responsável pela ocupação de grande parte da mão-de-obra despreparada do País. Segundo pesquisas especializadas na materia, revelam que de 1998 a 2015, as atividades de construção respondiam por cerca de 6% do total de empregos no país e de 10% da geração de receitas. Sempre foi um desaguadouro da mão-de-obra em épocas de crise, principalmente nas épocas em que o FMI e BM impõem politicas que ficam a quem das expectativas das pequenas empresas, que serve como instrumento para aumento do populismo governamental em Moçambique. Essa faceta da indústria foi motivo de entraves no desenvolvimento tecnológico do setor, mesmo em épocas em que altos níveis de atividade demandavam produtividade das empresas (OLIVEIRA, 1998). Do ponto de vista económico, as atividades da construção civil são fortemente atreladas às oscilações do nível de atividade econômica do país. Tal dependência exógena advém das características econômicas e sociais do produto da indústria. Caros colegas, o alto impacto do custo dos imóveis em relação à parcela de renda da maioria dos compradores e a questão social do déficit habitacional exigem políticas de incentivo à produção imobiliária e um sistema de financiamento específico, sem a mistura da corrupção iminente no sistema habitacional. Caros colegas, as conseqüências do processo de erosão do Sistema Financeiro da Habitação na década de 80, fruto da gestão paternalista do sistema pelo governo em face das oscilações económicas e dos planos de estabilização, impactaram fortemente na atividade da indústria, cuja demanda é altamente sensível às regras de financiamento vigentes, às políticas monetárias e às taxas de juros, tornando o ambiente das PCE instável e complexo em Moçambique. Aliada ao baixo poder de influência das PCE junto ao poder público moçambicano, a dependência exógena (dos doadores incertos), tem gerado incertezas para a grande maioria das empresas moçambicanas que exploram a área. É, portanto, uma peculiaridade da indústria de edificações em Moçambique, que a difere de outros setores industriais em países industrializados, o fato de a turbulência ambiental não ser gerada pela mudança tecnológica e pela alta concorrência entre os participantes, mas por ações governamentais intervencionistas na atividade econômica, pela instabilidade da regulamentação das atividades das empresas e do sistema de financiamento específico da Construção corruptiva. Por exemplo, caros colegas, efeitos da influência governamental foram sentidos pelos entrevistados. 43 citações foram encontradas nas entrevistas mencionando a intervenção do governo nos negócios da empresa analisada e na indústria como um todo, vejamos abaixo: “A coisa mais nefasta é a ingerência do poder público na empresa”. (Entrevistado B ). A cidade de Maputo, mercado servido pela empresa estudada, reproduziu as mesmas características da indústria no âmbito nacional. Maputo é uma das maiores cidades do país e experimentou recentemente um grande surto de desenvolvimento e especulação imobiliária fruto da escassez de terrenos viáveis para construção. Não obstante, o desenvolvimento da indústria de construção de edificações da cidade acompanhou o desenvolvimento em nível nacional e sofreu os efeitos da política econômica citados nesta discussão. Os governos municipais, pouco podem fazer para gerar alternativas ao sistema de financiamento habitacional proposto pelo governo central e nem possuem meios para subverter as políticas macroeconómicas emergentes, (…). Administração do Risco, neste estudo do caso, o que é? Caros colegas, a atividade imobiliária possui riscos inerentes à sua natureza, os quais são distribuídos, ou compartilhados, entre os envolvidos nas operações. Particularmente, os credores (instituições financeiras) e o mercado (clientes) são os mais relevantes. Cros colegas do ISEDEF, risco, como definido aqui, reflete a incerteza quanto aos resultados futuros auferidos pelos envolvidos, sejam resultados positivos ou negativos. Para os credores, reflete-se no recebimento do capital emprestado; para os clientes, na entrega efetiva da obra; e, para a empresa, o risco do negócio pode ser medido pela variância de seus retornos obtidos nas operações da empresa, (…). Caros colegas, apesar de refletir tanto ganhos como perdas futuras, para as empresas o risco do negócio está mais associado ao prejuízo, e a conseqüente perda de longevidade da empresa, do que potencial de ganhos futuros; e sua medição pode ser feita de forma bastante aproximada pelo montante de capital próprio investido em cada projeto, como disse o entrevistado abaixo: “[...] a preocupação era sobrevivência no curto prazo, para salvar a empresa emergencialmente dos choques do governo, e longevidade no longo prazo”. (Entrevistado A). A idéia era fazer a empresa crescer. E se a gente for fazer a conta de seis obras pela área desses edifícios daria uma média de 20 a 30 mil m2 sempre girando [...] que a gente imaginava estar girando para ter um ganho compatível sem muito risco (Entrevistado B). A inter-relação das empresas com credores e mercado claramente emergiu dos dados, indicando maior poder para o binômio mercado–credores, constituindo-se no principal determinante da distribuição dos riscos entre os envolvidos. Ou seja, a postura dos credores e do mercado perante os riscos de participarem das transações imobiliárias define a distribuição do risco entre eles e as empresas e impõe a elas restrições das quais não podem se furtar. [...] hoje o mais importante são os fatores externos, realmente! A empresa está limitada [...] (Entrevistado B). Com base no exposto, o significado de” administração do risco” deve ser ampliado, incorporando significados de termos como “superação”, “fazer frente às dificuldades” e “lidar com uma situação difícil e incerta”. Um termo que sintetizaria a essência do fenômeno identificado nos dados é o verbo da Língua Inglesa to cope, que significa “lidar (com êxito) com uma situação difícil ou infortuíta”, porém, optamos por denominar esta teoria substantiva por “teoria da administração do risco”. Os dados revelaram que, no relacionamento entre empresa e ambiente, a possibilidade de transferir uma parcela do risco para o ambiente sempre era aproveitada ao máximo, mesmo que isso resultasse em retornos inferiores. Essa evidência possibilitou a elaboração da hipótese fundamental da teoria, a partir da qual se derivaram suas proposições, vejamos: H1: Em um ambiente turbulento e com forte influência governamental, as pequenas empresas aproveitam, ao máximo, o potencial de transferência de risco para o ambiente. Caros colegas, o tamanho da parcela do risco possível de ser transferido era determinado por condições externas à empresa, revelando forte determinismo ambiental. Especificamente, a postura de credores e do mercado perante o risco de participar em transações imobiliárias mostrou-se determinante no tamanho da parcela do risco que as empresas podiam transferir. O risco somente podia ser transferido pelas empresas se credores e mercado estivessem dispostos a absorvê-lo. A disposição em absorver o risco alterava a sua distribuição entre credores, mercado e construtora, determinando as possíveis formas de atuação da construtora em estudo. Caros colegas, esse relacionamento está expresso na seguinte proposição: P1: A forma como os credores e o mercado percebem o risco de participar da atividade imobiliária altera a distribuição do risco total da operação entre ambiente e empresa, determinando o nível de risco transferido e a forma de administrar o risco pela empresa. Partindo do pressuposto de que a empresa aproveitava o máximo potenc ial de transferência do risco, a decisão por assumir mais risco deveria ser considerada um incremento de risco. A decisão visava à otimização do risco para aumentar a probabilidade de sobrevivência da empresa no longo prazo e era influenciada por fatores internos: o contexto estrutural interno e o esquema cognitivo dos seus dirigentes, (…), estratégicos e geoestratégicos. A decisão levava em consideração: a) os custos em adaptar a estrutura atual para operar com mais risco; b) as incertezas da demanda futura; c) os custos psicológicos quando as decisões necessárias para atuar com mais risco vão de encontro aos valores do dirigente; e d) a manutenção do padrão de vida das famílias que dependem da empresa. A relação entre as formas de administrar o risco e as condições internas da empresa está explicitada na proposição abaixo: P2: O contexto estrutural interno e o esquema cognitivo vigente dos dirigentes contribuem para estabelecer o incremento de risco, definindo o risco incorrido pela empresa e, conseqüentemente, a forma de administrar esse risco. Analiticamente, as percepções do risco pelos credores e pelo mercado formam as condições causais da teoria. O contexto estrutural interno e o esquema cognitivo vigente dos dirigentes formam as condições intervenientes, cujas presenças alteram o efeito das condições causais. Ambas compõem as condições contextuais da teoria. A análise dos dados revelou uma série de mecanismos, ou ações estratégicas, utilizados para transferir o risco para o mercado – quando as condições contextuais externas permitiam –, ou para lidar com o risco absorvido. Por exemplo, no caso das construtoras, a transferência do risco pode ocorrer por meio de repasse da dívida para o banco ou por regimes de construção a preço de custo. Já a absorção do risco, quando a empresa não está capitalizada, exige a utilização de estratégias que a tornam dependente dos credores. Essas evidências possibilitaram a elaboração da terceira proposição abaixo: P3: Ao administrarem o risco, pequenas empresas utilizam estratégias de transferência do risco para o ambiente ou estratégias para lidar com o risco absorvido. Cada forma de administrar o risco é caracterizada por um conjunto de estratégias necessárias a sua operacionalização, como está exposto na próxima discussão a seguir. Outras formas de administração do risco Caros colegas do ISEDEF, administrar o risco, para os dirigentes, compreende duas tarefas: a) analisar o ambiente, para identificar a parcela de risco que podia ser transferida pela empresa ao ambiente (risco transferido); e b) decidir o tamanho do risco em que a empresa iria incorrer (risco incorrido). O resultado define uma postura perante o risco, ou uma forma de administrar o risco. As duas propriedades acima, risco transferido e risco incorrido, juntamente com a propriedade retorno esperado definem as formas identificadas nos dados de administrar o risco. A figura abaixo sintetiza as definições de cada forma a partir das respectivas dimensões das propriedades da categoria, bem como o sentido do fluxo do risco entre os envolvidos (mercado, empresas e credores). Figura que ilustra as Formas Básicas de Administrar o Risco Vejamos o paradigma de repassando o risco Administrar o risco como repassadora significa transferir o risco do mercado para os credores. No caso das construtoras essa forma se manifesta quando a empresa contrai empréstimos para financiar a produção, vende as unidades em regime de incorporação a preço fechado e repassa sua dívida para os mutuários. Dessa forma, ela minimiza os riscos, transferindo-os para os credores, contudo ainda tendo que arcar com o risco da comercialização. “Na verdade, o negócio era girar, e com o menos [menor quantidade possível] de recursos próprios envolvidos (Entrevistado B). O [Entrevistado C] sempre foi da teoria de que era mais seguro vender o prédio todo e repassar o financiamento do que especular. Eu não me lembro de prédio feito pelo [Entrevistado C] que tenha ficado apartamento depois de pronto [...] (Entrevistado B)”. A forma repassadora é a mais adequada quando os credores estão dispostos a absorver risco e os clientes estão confiantes, por exemplo, dispostos a adquirir um imóvel na planta e a participarem de financiamentos imobiliários junto a instituições financeiras, respectivamente, (…)! Credores absorvedores são caracterizados por possuírem recursos disponíveis para o financiamento da produção, liberados nas fases iniciais do cronograma de execução, e por não exigirem significativas contra-partidas pelas empresas, (…). “Naquela época o financiamento do SFH era 90% do empreendimento e era questão de orçar um pouquinho a maior que não precisava de recursos próprios (Entrevistado A). O BNH tinha dinheiro à vontade. Tinha dinheiro para tudo. Era tanto dinheiro que eles financiavam tudo. Fazia-se o projeto, ia à FFH e ganhava o financiamento. Era um dinheiro muito fácil (Entrevistado C).” Caros colegas, além de participar de financiamentos e de adquirirem o imóvel “na planta”, um mercado confiante também é caracterizado por atribuir valor aos relacionamentos pessoais com o dono da empresa, sem nisto significar a corrupção passiva nem activa. Entretanto, quando o mercado está na expansão, a compra geralmente decorre mais do relacionamento de amizade do que propriamente de uma análise racional dos ganhos futuros. Ao conjunto de relacionamentos que os líderes da empresa mantém com os clientes e que são determinantes no fechamento dos negócios, denominamos de “ativos sociais”. “Naquele tempo, além da concorrência ser menor, vendia-se muito mais rápido. O [Entrevistado C], pois, se conhecia o mercado [...] ele já começava antes a conversar com amigos, e quando lançava o imovel de 20 apartamentos era tudo vendido em 60/90 dias. Era brincadeira (Entrevistado B)”. Com condições favoráveis de mercado confiante e credores absorvedores, a empresa fica em uma posição que vai de encontro ao trade-off risco-retorno. Ou seja, os retornos esperados são anormais para o nível de risco incorrido. “Na incorporação a preço fechado, o lucro era em função do preço. Estimava-se, fazia-se um orçamento [...], mas naquele tempo o mercado [...] não vou dizer que a margem era de 3 por 1, de 2 e meio por 1, mas se tinha uma margem muito grande. Primeiro que os terrenos eram baratos [...] hoje é caríssimo [...] se você for fazer uma permuta hoje [...] (Entrevistado B)”. Caros colegas, a obtenção de retornos anormais pela atuação da empresa como repassadora é possível em situações específicas de um contexto favorável do ambiente externo em que clientes estão confiantes e credores absorvedores. Quando esse contexto não ocorre, os mecanismos de repasse do risco para os credores não são tão eficientes tornando as empresas ou dependentes dos credores ou assumindo o papel de bancos, como será explicado adiante. Vejamos este paradigma de “ Entrincheirando-se” Quando as condições ambientais não se apresentam favoráveis, a empresa assume posições de risco mínimo em detrimento de retornos superiores. Nesse caso, a atuação da empresa pode ser entendida de forma análoga à proteção que as trincheiras proporcionam em um ambiente hostil. Comparando com a atuação como repassadora de risco, a forma entrincheirada é a mais adequada quando os credores reduzem a disponibilidade de financiamento para a produção e as condições económicas não permitem a utilização de financiamentos de longo prazo de forma segura pelas empresas nem a confecção de orçamentos confiáveis. Esse contexto acontece, por exemplo, em épocas instáveis de alta inflação, quando há controle no preço dos fatores de produção e mudanças frequentes nas regras contratuais. Quando essas condições de alta turbulência estão atuando e a empresa não dispõe de capital próprio para financiar suas atividades, a alternativa utilizada é redução máxima do risco. O entrincheiramento, por sua vez, exige que os clientes estejam dispostos a assumirem o risco. Por isso, aumenta a orientação da empresa ao mercado, principalmente no que diz respeito à imagem e a reputação para manter o cliente confiante. No caso das construtoras, isso significa a adoção de regimes de construção a preço de custo, no qual os clientes assumem o risco da operação, na medida em que são eles que arcam com as despesas reais contabilizadas no período e assumem as divergências entre o orçado e o previsto. Nesse tipo de regime de construção, a remuneração da construtora ocorre pelo pagamento periódico de uma taxa de administração, geralmente em torno de 50 por centro das despesas totais. “Aí foi quando a gente optou por mudar o sistema de incorporação. Em vez de continuar correndo o risco de incorporação a preço fechado, a gente resolveu fazer incorporação a preço de custo, o que daria uma margem menor, mas segura (Entrevistado B). O preço de custo não fazia isso: colocava o cronograma na parede e dizia: ou tem dinheiro para ser assim ou cai fora e vende a participação, ou a gente acabava cobrindo, em caso de inadimplência (Entrevistado D).” Os dados também revelaram que determinadas empresas adotaram um comportamento oportunístico perante os clientes, ao realizarem projetos com orçamentos subestimados ou superfaturando as despesas. Nesse caso, as empresas percebiam retornos anormais ao nível de risco incorrido. A conseqüência desse tipo de atuação é a perda de confiança do cliente com as empresas. “[...] e existem condomínios que foram feitos assim, que colocavam o que há de mais caro na praça. Tinha condomínio que a gente sabia, pois as pessoas vinham falar que demoravam (Entrevistado D)”. Lidando com o risco absorvido Em determinadas circunstâncias, a postura de credores e clientes perante o risco força as empresas a absorverem grande parte do risco da operação. Nesse caso, não é permitida a transferência do risco, seja para os credores ou para o mercado, tal como é possível na atuação como repassadora ou entrincheirada. As condições ambientais propícias para a atuação como absorvedora são aquelas em que o mercado está cético e os credores exigentes. O mercado cético é caracterizado pela sua baixa disposição em participar de financiamentos de longo prazo e em sistemas de contratação nos quais tenha que assumir risco (como é o caso dos regimes de construção a preço de custo). Também é caracterizado pela resistência dos clientes em adquirir o produto em fase de projeto, preferindo a pronta-entrega, e pela valorização da imagem e reputação da empresa em relação ao seu histórico de negócios. Já os credores exigentes impõem resistências e entraves burocráticos na liberação dos recursos, geralmente destinados para a demanda e menos para a produção. A liberação dos mesmos ocorre em fases mais avançadas da execução do projeto e são exigidas significativas contra-partidas das empresas. No caso das construtoras, esses tipos de comportamento podem ser ilustrados nas citações a seguir. “[...] a única diferença é que antes eles financiavam 70% ou da avaliação ou do preço e agora é 50%. Dilata o prazo mas só arriscam 50% (Entrevistado A).. Quando nós acabamos de construir esses dois blocos, eu tinha vendido 50%; quando os pintores estavam pintando, vendi os outros 50%, e olha que uma pessoa conhecida como eu! (Entrevistado C)”. Caros colegas, em situações desfavoráveis de credores exigentes e clientes céticos, a empresa não consegue repassar o risco nem se proteger nas trincheiras. Logo, duas opções foram identificadas nos dados. Ou a empresa se submete às exigências dos credores ou ela decide por financiar sua própria atividade. O incremento de risco que é representado pelo financiamento de suas próprias atividades, ou a decisão de não incorrê-lo e atuar de forma dependente dos credores, é explicado por características econômicas, como o nível de capitalização da empresa e por características subjetivas, como a personalidade do líder da empresa. A decisão de não incorrer o risco é mais provável quando a empresa dispõe de uma estrutura de capital cujo acréscimo de capital próprio não é viável do ponto de vista econômico-financeiro. Porém, outra explicação para uma atuação dependente dos credores é dada em função das características pessoais do líder da empresa. No caso da construtora analisada, o financiamento das atividades com capital próprio da empresa ia de encontro ao que o líder considerava como sendo o papel do banco e da empresa. “Hoje o pessoal lança uma obra e faz a poupança em não sei quantos meses, financia direto. Eu não gosto, pois não é minha função, não sou banco, a empresa é construtora. Então, não tem nada a ver (Entrevistado B)”. Atuando como dependente do credor, a empresa incorre em menos risco do que atuando como banco, ou seja, financiando sua própria atividade. Contudo, uma posição confortável e protegida, com menos risco, em um contexto em que credores são exigentes e mercado moçambicano é cético, custa para empresa perdas de rentabilidade. Ou seja, credores e clientes (no caso das construtoras, as imobiliárias) apropriam-se do potencial de lucro das empresas. A empresa submete-se a isso em favor de ganhos de longevidade e manutenção do padrão de vida das famílias que dependem da empresa. PARADIGMA DE INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS Caros colegas, este estudo foi motivado em grande parte pela incapacidade das teorias gerais sobre estratégia competitiva e adaptação estratégica de explicar a adaptação de pequenas empresas a ambientes turbulentos e com forte influência governamental. Deve ser ressaltado que, no método da Grounded Theory, não há necessidade de a literatura existente na área ser revisada a priori, em uma fundamentação teórica, como é comum em outros métodos de pesquisa, mas deve ser utilizada para identificar contrastes e contribuições entre as principais correntes teóricas e a teoria substantiva desenvolvida aqui nesta discussão. O restante desta discussão, sintetiza as interpretações acerca das correntes teóricas de maior relacionamento com o fenómeno explicado pela teoria da Administração do Risco. A primeira corrente teórica a ser interpretada é a Organização Industrial (BAIN, 1959; CAVES; PORTER, 1977; PORTER, 1980). A perspectiva teórica desenvolvida a partir dos pressupostos da Organização Industrial, e consolidada no modelo das Forças Competitivas de Porter (1980), contribui para a explicação da relação entre credores, mercado e empresas por meio dos conceitos de rivalidade ampliada e de poder de mercado. Por outro lado, a relação entre construtoras e fornecedores não está claramente explicada na teoria substantiva, pois mesmo sendo o grupo fornecedor uma indústria oligopolizada e com alto poder de barganha sobre as PCE, o mesmo não se mostrou relevante para os dirigentes entrevistados, a não ser circunstancialmente, devido ao efeito do ágio, combinado com a tablita de deflação, praticados no Plano Cruzado. Uma explicação plausível defende que os dirigentes não direcionavam sua atenção para atores que não eram passíveis de intervenção pelas ações gerenciais, apesar de as PCE sofrerem os efeitos de seu alto poder de barganha. Com relação aos pontos contrastantes, o modelo das Forças Competitivas não faz menção explícita à questão da percepção do risco e se atém a questões eminentemente econômicas e demográficas (como a concentração industrial) para medir as diferenças entre os poderes de barganha dos envolvidos. Não leva em consideração, por exemplo, a postura cética dos clientes em adquirir os imóveis na fase de acabamento e de não estarem dispostos a assumir financiamentos bancários, o que acarreta problemas financeiros para as empresas, principalmente quando atuam como dependentes do credor. Como consequência, há aumento do risco incorrido e perda de lucratividade, diminuindo a atratividade industrial. Outro ponto contrastante é que questão de a escolha da forma de administrar o risco estar associada à longevidade da empresa no longo prazo e à manutenção do padrão de vida das famílias que dependem da empresa, em função dos riscos assumidos, vai de encontro à lógica de maximização dos retornos subjacente aos modelos de vantagem competitiva oriundos da Organização Industrial. Há também contrastes quanto às estratégias genéricas sugeridas por Porter (1980). Diferentemente da perspectiva Porteriana, no caso em análise, a finalidade das formas de administrar o risco não é alcançar uma posição defensável contra forças que não se originam nas indústrias rivais, mas visam proteger as empresas do risco gerado pelo comportamento de credores e mercado, e do intervencionismo do governo nas regras da indústria. Finalmente, há ainda a questão da proatividade versus a reatividade. As estratégias genéricas de Porter (1980) pressupõem que a empresa consiga analisar eficazmente o ambiente, escolher seu posicionamento em uma indústria atrativa e que consiga reunir os recursos para implementar as estratégias escolhidas, ganhando, assim, poder de mercado. A análise da concorrência e a definição da estratégia exigem uma postura proativa da empresa, recursos e poder necessários para a sua implementação. Contudo, o que se pôde verificar nos dados foi a vulnerabilidade das empresas e a baixa capacidade de proatividade na ação, (…). Na realidade, tais empresas desenvolvem uma capacidade de reagir às crises, com ações de rápida e fácil implementação. Outra corrente teórica digna de interpretação neste estudo é a da Teoria da Firma Baseada nos Recursos (RBV), desenvolvida inicialmente por Wernerfelt (1984), e posteriormente, por outros autores. Caros colegas, a percepção dos dirigentes apontou para uma tendência de homogeneidade na indústria, com relação às formas de administrar o risco (a triangulação com os dados secundários corroborou a tendência, o que sugeriu a definição da hipótese fundamental da teoria de Administração do Risco). Caros colegas, a homogeneidade pressupõe um fluxo relativamente livre de recursos e fatores de produção entre as empresas da indústria. A nãoheterogeneidade na distribuição e a fácil mobilidade (PETERAF, 1993) da maioria dos recursos da indústria de edificações podem ser justificadas pelas suas características, tais como a difusão social do conhecimento tecnológico, altas taxas de rotatividade e a baixa diferenciação dos projetos. A alta taxa de rotatividade da força de trabalho, incluindo engenheiros, torna difícil a formação de ativos intangíveis ao longo do tempo, não negociáveis no mercado de fatores de produção, como sugerido por Dierickx e Cool (1989), e a formação do significado compartilhado entre as comunidades de prática (BROWN; DUGUID, 1991). Na realidade, o conhecimento sobre a maioria dos processos empregados na consecução dos empreendimentos não é de propriedade exclusiva da empresa — nem dos seus sistemas formais e informais, nem dos seus funcionários —, mas reside no ambiente, na forma de um conhecimento tácito e geoestratégico, socialmente difundido, (…). No entanto, nem todos os recursos têm fácil mobilidade e distribuição homogênea. Os “ativos sociais” são exemplos de recursos heterogêneos, idiossincráticos, que são acumulados pela empresa ao longo do tempo e não são comercializados nos mercados de fatores de produção (Dierickx e Cool, 1989). A posse de “ativos sociais” pela empresa revelou-se uma grande fonte de vantagem competitiva, na medida em que relações pessoais dos dirigentes eram altamente valorizadas pelo mercado e essenciais para a consecução dos empreendimentos, quando a mesma atuava como repassadora. Há, ainda, uma importante inferência acerca do relacionamento entre a explotação dos “ativos sociais” e da marca da empresa. Pode-se verificar que a dependência dos “ativos sociais” decresceu, apesar de continuarem relevantes, com o aumento do ceticismo do mercado moçambicano. Com isso, os clientes passaram a valorizar também o “endereço” das empresas, ou seja, o histórico da empresa e de seus dirigentes,(…). Da mesma forma, devido à natureza fundiária do negócio da incorporação imobiliária,a localização dos terrenos sempre foi fator crítico do sucesso do empreendimento para as classes alta e média–alta, constituindo-se também em um recurso essencial para a vantagem competitiva. A terra, por natureza, é um bem de oferta inelástica nos mercados de fatores de produção das construtoras. Terrenos valorizados pelo mercado são insubstituíveis. O seu estoque pelas empresas construtoras é um dos principais determinantes da vantagem competitiva. As perspectivas teóricas contingencialistas também fornecem interessantes interpretações. Da mesma forma que as premissas da escola configuracional (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 1998), que abriga os neocontingencialistas, a teoria substantiva também visa determinar configurações ou formas de administrar o risco mais adaptadas às condições ambientais, bem como o processo de adaptação ao longo do tempo. Entretanto, há diferenças quanto ao papel da estratégia no processo de mudança. Segundo Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (1998), a configuração de uma organização é tida como um período de estabilidade, quando a organização desenvolve um comportamento habitual. Cabe, portanto, à estratégia a responsabilidade pela desconstrução da configuração antiga e a construção da nova, cujo fluxo de transição pode ocorrer em períodos, estágios ou mesmo ciclos de vida da organização. Na teoria substantiva construída nesta pesquisa, a estratégia é o padrão formado pelas ações da empresa durante a estabilidade, ou seja, o que Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (1998) chamaram de comportamento habitual (entrenched behaviors). O gerenciamento da mudança, ou a gestão da transição entre as formas, não foi considerado na teoria por não se mostrar relevante nos dados, o que pode ser explicado pelo alto grau de determinismo ambiental a que a empresa estava sujeita. Já com relação à perspectiva da Escolha Estratégica (CHILD, 1972; CHILD, 1997), a mesma considera a eficiência da empresa em relação aos custos para atender à demanda como um parâmetro para avaliar o alinhamento ambiental e principal informação para a tomada de decisão dos decisores. Contudo, os dados revelaram que a preocupação gerencial em proteger-se do risco e garantir a longevidade da empresa foi a principal medida de alinhamento ambiental, em detrimento da performance. A natureza do ambiente considerada pela Teoria da Escolha Estratégica também tem importantes implicações neste estudo. “O modo como os atores organizacionais compreendem o ambiente afeta o nível, que eles acreditam ter, de autonomia de escolha entre as alternativas possíveis.” (CHILD, 1997:53). A relação dos atores organizacionais com o ambiente pode ser vista através da obra de Weick (1969) e do conceito de ambiente declarado (enacted). Para Child (1997), o conceito de ambiente declarado proposto por Weick (1969) é uma posição extremamente voluntarista para a Teoria da Escolha Estratégica e deve-se considerar a presença, no ambiente, de elementos que não são passíveis de negociação e influência pelos atores e que simplesmente não podem ser declarados (enacted) pelas organizações. Esse argumento, caros colegas, considera que o ambiente é formado pelas seguintes dimensões: a) econômica: composta das variáveis de mercado; b) relacional: composta das relações interpessoais dos atores; e c) cultural (institucional): composta das normas de conduta e relacionamento construídas a partir da interação social dos atores. Tanto a dimensão econômica como a cultural correspondem às propriedades objetivas do ambiente nas pequenas empresas familiares. Nesse sentido, as propriedades econômicas conferem o alto grau de determinismo ambiental, para as empresas, no processo de Administração do Risco. A propriedade relacional está intimamente ligada com a capacidade de a organização negociar com seus stakeholders. Como explica Child (1997), as negociações com provedores de recursos externos ou instituições com poder de veto sobre a organização, principalmente as agências regulatórias governamentais, são fundamentais para aumentar o grau de escolha estratégica da organização. A negociação foi fundamental nos exemplos de administração do risco evidenciados na história da B&C. Os dados revelaram que, quanto maior o estoque de “ativos sociais”, maior a capacidade de negociação da empresa. Os “ativos sociais” formados pelas relações com as instituições financeiras, privadas e governamentais, e, principalmente, com corretores e com pessoas-chave no segmento servido foram relevantes na atuação como repassadora. A imagem de idoneidade junto ao mercado e a reputação construída, principalmente dos sócios, foram as credenciais para a empresa conseguir “se entrincheirar”. Contudo, apesar de utilizarem os “ativos sociais” em proveito próprio, em geral a baixa capacidade associativa dos concorrentes, impedia a utilização dos “ativos sociais” de maneira cooperada para barganhar melhores posições no mercado. Isso impede as empresas que estão em um processo de administração do risco de aumentarem seu grau de escolha estratégica. Finalmente, os dados apontaram para a predominância de propriedades objetivas do ambiente determinando a forma como a empresa deveria atuar. A predominância das propriedades objetivas do ambiente e do determinismo ambiental sugere que mecanismos de seleção predominem sobre a intencionalidade gerencial inerente à adaptação estratégica, tal como proposto pela Teoria da Ecologia das Populações (HANNAN; FREEMAN, 1977). Também responsável pelas propriedades objetivas do ambiente, a dimensão cultural do ambiente, definida por Child (1997), pode ser explicada pelas teorias do comportamento macro-organizacional, cujas origens remetem à Sociologia, tais como a Teoria Institucional emergente. O processo de homogeneização das formas de administrar o risco pode ser entendido como um processo de isomorfismo, proposto pela Teoria Neo-institucionalista, por DiMaggio e Powell (1983). Os três tipos de isomorfismo — coercitivo, mimético e normativo encontram um contexto favorável na indústria de edificações. O isomorfismo coercitivo é evidente quando a indústria aproveita as regras de financiamento vigentes que tornavam os credores absorvedores e os clientes dispostos a participar em financiamentos bancários, e também fica evidente devido à alta influência governamental na regulamentação do setor. Esses fatores tornavam legítimos e normais o baixo montante de poupança a ser pago pelo comprador, prontamente liquidado ainda na fase de construção, e o alto valor financiado. Os isomorfismos mimético e profissional também encontram fortes evidências nos dados. A relativa mobilidade dos recursos entre os participantes da indústria, principalmente a mão-de-obra e a tecnologia, tornou os processos construtivos, e também os comerciais, muito semelhantes, caros colegas do ISEDEF. “Não muda muito. Na verdade ninguém inventa nada. A gente dá uma aperfeiçoada no que o vizinho está fazendo. O mercado está pedindo uma entrada e 20 vezes. Se não puder fazer assim, não vai nem para lá! Tu tens que se adaptar (Entrevistado D)”. VEJAMOS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS Caros colegas, apesar de a literatura nacional contemplar uma série de estudos de casos, descritivos por natureza, a teoria substantiva de Administração do Risco – desenvolvida para explicar um processo social abrangente que ocorre quando pequenas empresas se relacionam com os atores ambientais em situações adversas de turbulência causada pela influência governamental –, contribui para aprimorar o nível de controle e relevância das teorias gerais sobre estratégia e a adaptação estratégica, (…). Apesar de os questionamentos sobre a perfeita racionaliadade dos atores e sobre a maximização dos resultados econômicos como objetivos principais da firma serem tratados por clássicos na área tais como Simon (1945), Cyert e March (1963), Nelson e Winter (1982) e DiMaggio e Powell (1983), a teoria da Administração do Risco expõe os elementos explicativos do processo no qual pequenas empresas brasileiras se submetem na tentativa de garantir sua longevidade em detrimento da maximização dos ganhos econômicos. Dessa forma, corroboram-se as ideias dos autores clássicos em um contexto específico e explicitam-se as condições e os respetivos mecanismos utilizados pelas empresas. O contraste dos resultados encontrados com a literatura sugere, principalmente, que: a forma como o risco é distribuído entre os envolvidos deve ser considerado como indicador da atratividade ambiental; os “ativos sociais” são fontes de vantagem competitiva, cuja importância é inversamente proporcional à importância da marca da empresa e da orientação para o mercado; o baixo nível de agência da empresa é influenciado pela sua incapacidade de usar os “ativos sociais” de forma não-rival; e a associação do baixo poder de influenciar o ambiente com o alto determinismo ambiental reduziu a importância da intencionalidade gerencial no sucesso da empresa, indicando que mecanismos de seleção ambiental operam em detrimento da adaptação, (…). É importante ressaltar que o método da Grounded Theory não tem pretensão de testar teorias, apenas intenciona elaborar hipóteses conceitualmente fundamentadas nos dados que podem ser testadas, do ponto de vista estatístico, em outras pesquisas com design apropriado. Por isso, os resultados expostos neste artigo não são conclusivos e podem servir de ponto de partida para o desenvolvimento de futuros trabalhos. Caros colegas do ISEDEF, neste debate, vimos de fato que todas empresas correm o risco, devido a varias ameaças ambientais quer endógenas e exógenas, (…). Você como docente do ISEDEF, que medidas pontuais “estratégicas e geoestratégicas” farias no contexto do ISEDEF, para combater e administrar os “riscos institucionais”? Remeta as suas contribuições ou criticas para: Major de INF Silva Anli, ISEDEF, 2017 WWW.dr-anly.blogspot.com dr.anly1962@gmail.com 827138340 ou 840279651 Maputo